Feed
Posts

anel_perolas

Finalidade do jantar: Confraternização das mensageiras da etapa superior da igreja local, associação ou do campo.

Promoção: A promoção do jantar, quanto às despesas, deverá ficar a cargo da MCA da igreja. Poderão ser cobrados ingressos. Cada ingresso será pago pela MCA, como presente às mensageira.

Planejamento: O jantar deverá ser cuidadosamente planejado em torno do tema central – Pérolas Preciosas.

Para o êxito da atividade, você irá precisar das seguintes comissões (caso seja feita em nível associacional ou estadual):

Comissão de ornamentação: Fazer bonitos arranjos para as mesas. Usar conchas do mar com pérolas artificiais coladas no interior. Utilizar uma pérola artificial em cada porta-guardanapo a ser confeccionado. Preparar um grande painel, podendo ser uma cena do fundo do mar.

Comissão de publicidade (caso o jantar seja em nível associacional ou estadual): Escrever uma carta a cada conselheira, convidando sua organização para participar do jantar, enviando suas mensageiras. Pode ser que haja necessidade de limitar o número de mensageiras para cada igreja.   

Com a carta, enviar um formulário para ser preenchido e devolvido pela conselheira, dando o nome completo de todas as mensageiras que irão participar, bem como o nome da igreja. Na carta, indicar o preço do ingresso e esclarecer que, junto com o formulário, a conselheira deverá enviar o dinheiro. Incluir a seguinte observação: cada MR deverá levar um presente de pérolas de bijuteria: brincos, pulseira, anel, etc., para oferecer a uma MR no jantar.

Indicar o traje, que será social. Seria interessante se as mensageiras pudessem usar vestidos numa das cores das pérolas: amarelo, azul-escuro, branco, rosa, cinza, preto. Posteriormente, a comissão da publicidade deverá enviar um convite a cada mensageira que irá participar do jantar, bem como às outras pessoas que terão parte no programa. No convite, incluir o tema do jantar, a data, a hora e o local, bem como a sua finalidade e um pensamento sobre o tema, ou um versículo apropriado.

Comissão de recepção: Sugerimos que se arranje um toca-CD e que sejam escolhidas bonitas músicas orquestradas para serem tocadas durante o jantar. Escolher alguém que fale com desembaraço e simpatia, para servir de “mestre-de-cerimônia” do jantar, fazendo a apresentação dos convidados logo no início do programa e apresentando uma breve palavra de boas-vindas e de explicação da finalidade do jantar. Um grupo de jovens poderá formar o grupo de recepção. Deverão usar roupas sociais, que poderão ser nas cores das MR.

Comissão de cardápio: Com antecedência, esta comissão deverá fazer um orçamento de todas as despesas e fornecê-lo à Comissão de Publicidade, para que esta possa calcular o preço do ingresso. Sugerimos, a seguir, um cardápio de frutos do mar, mas que poderá ser adaptado de acordo com a realidade de sua igreja.

Cardápio:

Salada mista, risoto de camarão, farofa de bacalhau, pudim de peixe, sobremesa: pérola preciosa.

Receitas

1. Salada mista: Cozinhe vagens, cenouras e batatas. Corte tudo em pedaços pequenos. Tire a pele de alguns tomates e corte-os em pedacinhos. Descasque algumas maçãs e corte-as em pedacinhos. Misture todos os ingredientes e acrescente uvas passas e azeitonas picadas. Acrescente, também, sal e maionese a gosto. Cubra o fundo da saladeira com folhas de alface e coloque a salada sobre as folhas. Corte algumas rodelas de tomate e de ovo cozido e, com algumas azeitonas, ornamente o prato.

2. Risoto de camarão: Em uma caçarola, refoga-se meio quilo de camarão, previamente lavados e sem tripas, em um pouco de azeite; acrescenta-se uma lata de ervilhas, 2 ovos inteiros, azeitonas, um pires de queijo ralado. Em caçarola à parte, faz-se um arroz solto. Quando este estiver quase secando, retira-se para fogo lento e mistura-se o refogado acima. Mexem-se muito bem todos os ingredientes, levando-se ligeiramente ao forno para secar.

3. Farofa de bacalhau: Tira-se o sal do bacalhau e desfia-se as postas do lombo, refoga-se em todos os temperos e mexe-se com farinha de mandioca.

4. Pudim de peixe: Cozinhar o peixe ensopado. Para 3 xícaras de carne de peixe desfiada, sem peles nem espinhas, calculam-se 2 xícaras de miolo de pão molhado no leite espremido. Mistura-se o peixe com o miolo de pão e junta-se um molho branco feito com um copo de leite, uma colher de manteiga e uma colher de maisena. Mistura-se tudo muito bem e adiciona-se o sal e a pimenta necessários. Juntam-se 2 gemas cruas e 2 claras batidas em neve. A massa deve ser cozida em forma untada com manteiga, em banho-maria, durante meia hora.

5. Pérola preciosa: (sugestão de Charlotte E. Vaughan) Cozinhe a massa de bolo em forminhas de empada. Corte cada bolinho em sentido horizontal, um pouco acima da metade. Coloque um docinho de leite (bolinha) entre as duas partes, de maneira a formar uma concha semi-aberta com a pérola. Cubra o bolinho com glacê de chocolate e coloque-o numa forminha de papel.

6. Bolo de limão: 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de açúcar União, 3 colheres de sopa bem cheias de manteiga fresca, uma colher de sopa de fermento, uma colher de sobremesa de casca de limão ralada, 2 ovos inteiros, 2 gemas, uma xícara de chá de leite e uma pitada de sal. Modo de fazer: Bata o açúcar com a manteiga até branquear. À parte, bata os 2 ovos inteiros e as 2 gemas. Junte os ovos batidos à mistura anterior e adicione os demais ingredientes. Continue batendo até levantar bolhas. Asse em forminhas de empadas.

5. Glacê de chocolate: 250 g de açúcar peneirado, 125 g de chocolate em pó, 6 a 7 colheres de sopa de água, 1 colher de manteiga. Misture, bata bem e empregue.

6. Doce de Leite: Leve ao fogo branco uma lata de leite condensado com 2 colheres de sopa de manteiga. Deixe cozinhar e mexa até adquirir consistência ao ponto de poder formar bolinhas. Tire do fogo e deixe esfriar. Faça pequenas bolinhas com as palmas das mãos. Depois de prontas, passe-as em açúcar cristalizado, para dar o efeito de brilho.

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree