Feed
Posts

Os gatinhos competidores

 Conversa entre amigos

Beibe e Dolly estavam sofrendo com o problema de formigas que apareceram em minha casa. As formigas entraram na ração dos meus gatinhos e depois elas morderam os narizes sensíveis dos dois. Eles começaram a emagrecer, e eu fiquei preocupada.

Finalmente achei uma solução. Coloquei a ração numa tigela funda, dentro de uma outra tigela cheia de água. As formigas não podiam chegar até a ração por causa da água.

Mas com isso, criei outro problema. A tigela é tão estreita que cabe o focinho de apenas um gato. Antes, os dois costumavam comer juntos no mesmo prato. E agora? Quando há dois gatos famintos, sai de baixo!

Beibe enfia a cara na tigela e Dolly fica de fora, mas não por muito tempo. Logo, ela põe a pata na tigela para puxá-la em sua direção. Nisso Beibe protesta e os dois brigam.

Várias vezes a tigela tombou e toda a ração caiu dentro da água e se estragou. Os dois ficaram sem ração. Beibe pensou: Se Dolly ganha comida, eu perco. Só que Dolly pensou a mesma coisa. Há solução? Um dos gatos sempre vai ficar sem comida? Será uma eterna briga em casa. É triste ver dois amigos brigando!

Uma atleta disse outro dia que ninguém entra num campeonato para perder. Para ela, há apenas duas coisas que podem acontecer numa competição: Um perde e o outro ganha. Ela pensou igual a Beibe e Dolly. Eu penso diferente. Eu acho que os dois podem ganhar ou os dois podem perder.

No caso dos meus gatos, enquanto brigaram pela comida, os dois perderam. Já que gato não é burro, logo, logo os dois arrumaram uma solução. Agora Beibe começa primeiro (claro, ele é mais gordo, mais velho e mais faminto). Enquanto ele está mastigando, Dolly enfia a pata e tira uma porção de ração que ela esparrama pelo chão. Ela come à vontade, enquanto Beibe enfia a cara de novo. Os dois aprenderam a cooperar um com o outro e esperar a sua vez. Os dois saem ganhando porque podem comer à vontade, sem brigar.

Se os gatos podem aprender a fazer isso, que tal a gente? Em vez de brigar para ver quem ganhou o jogo, por que todos não podem se divertir em estar com os amigos? Em vez de brigar para ser o primeiro na fila, por que todos não podem esperar a sua vez? Em vez de brigar para ser o primeiro a terminar os trabalhos, por que não podem trabalhar juntos e todos saírem vencedores?

A Bíblia diz que somos “cooperadores” de Deus (1Coríntios 3.9). Isso quer dizer que devemos trabalhar juntos. Que tal a gente tentar um pouco mais de cooperação e menos competição? Eu acho que é muito mais alegre estar na companhia de cooperadores do que na de encrenqueiros! E certamente é isso que agrada a Deus.

Opa! Eu preciso correr e lavar o chão, já que Dolly lambuzou tudo!

Abraço dos seus amigos,

Peggy, Dolly e Beibe

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree