Feed
Posts

dias_espe_cosmedamiao_back

Muitas pessoas gostam de distribuir doces no dia 27 de setembro, homenageando Cosme e Damião. Talvez você já tenha até recebido um saquinho de doce de “Cosme e Damião”. Você conhece a verdadeira história de Cosme e Damião? Leia a história dos irmãos Cosme e Damião para depois decidir se é certo honrá-los através dos doces.

Cosme e Damião nasceram na Arábia 300 anos depois de Cristo. Eram gêmeos, e seus pais eram crentes em Jesus. Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos. Eles trabalhavam, mas não cobravam nada pelo trabalho deles. Começaram a ser muito conhecidos, atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem, e eles pregavam sobre o Salvador Jesus Cristo, nosso Senhor.

Havia um homem muito mau que odiava os cristãos. O nome dele era Diocleciano, o imperador romano. Esse homem mandou, para a cidade de Egéia, onde estavam Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Ele começou a torturar Cosme e Damião. Finalmente, depois de torturá-los bastante, cortou suas cabeças. E foi assim que eles morreram. O motivo foi que Diocleciano, o imperador romano, odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que Cosme e Damião adorassem ou se ajoelhassem diante de algumas imagens. Porém, como seguidores de Jesus, eles nunca iriam fazer isso. A Bíblia diz: “Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma do que há em cima do céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás: porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso.” (Êxodo 20. 4,5). Então por obedecerem às ordens de Deus e não se curvarem ou rezarem às imagens é que Cosme e Damião foram mortos.

Jesus falou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6). Portanto, não adianta nada pedir coisas a Cosme e Damião ou a outro “santo” qualquer. Devemos buscar somente a Jesus, o Filho de Deus.

No dia 27 de setembro, algumas pessoas distribuem doces para conseguir favores de Cosme e Damião. Cosme e Damião, que serviram a Deus, acabaram se tornando ídolos para algumas pessoas. Elas estão tentando agradar a Cosme e Damião através da distribuição dos doces. Elas estão tratando Cosme e Damião como se fossem “deuses.” Quando alguém aceita esses doces, está concordando com esta idéia. Ao receber os doces de Cosme e Damião, você está participando da idolatria (cultuando um ídolo, ou um falso deus). Será que é isto que Deus quer?

Se alguém lhe oferecer os doces de Cosme e Damião, o que você acha que deve fazer? Pense bem!

E que Deus o abençoe e ajude a fazer a melhor escolha sempre!

Fonte: Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana -Volume 15, páginas 1140-1142.

19 Comentários para “27 de setembro – Cosme e Damião”

  1. Debhora disse:

    Recebemos muitas mensagens a respeito deste post. As mensagens ofensivas foram descartadas, por não condizer com a proposta do site. Para as pessoas que têm dúvidas sobre ofertar ou não, receber ou não os doces em homenagem a Cosme e Damião, convidamos a ler a Bíblia, pois ela é a fonte segura onde podemos encontrar orientação para o nosso viver. Não devemos viver de “achismos”, tipo eu acho isso, eu penso aquilo. A própria Biblia ensina que muitas vezes erramos por não conhecer as Escrituras (Mateus 22.29 / Oséias 4.6). Leia sempre a Bíblia para saber o que Deus diz sobre determinado assunto e obedeça ao Senhor Deus!

  2. willian nogueira ferreira disse:

    gostei muito deste site e gostaria de saber mas sobre vocÊs e se podeira reseber material para evangelização infantil

  3. Debhora disse:

    Willian, visite também os blogs da campanha de evangelização (www.ufmbb.org.br/cnec) e o blog dos Amigos de Missões (www.ufmbb.org.br/am)

  4. Adriana de Freitas disse:

    Eu amo os cosme sempre me ajudaram muito e acredito que sempre estaram comigo

  5. valeria Rodrigues Torres disse:

    Achei bem legal os comentários a respeito de cosme e damião, porém trabalho com crianças pequenas na igreja e gostaría se possivell estórias infantis que me ajudassem a explicar melhor á respeito da idolatria…
    Fque na Paz… Valeriai

  6. Cátia lemos disse:

    Boa tarde!!
    Eu costumo dar doces nesta data, por gostar de crianças e ver elas fazendo toda aquela bagunça para pegar os doces. Não vejo nenhum mal em dar doces, sendo católico, espírita, evangélico…. O mal que vejo é o que pessoas fazem ou pensam das outras, maldades de verdade. A fé está dentro de nós independe de religião, a maior das fés acredito eu é ter bom coração, não querer a derrota de ninguém, procurar ajudar as pessoas sem escolher a quem. Não li a Bília, não seiao certo tudo que está escrito lá, penso que não preciso ir a igreja, ou a culto para falar com Deus. Todas as noites antes de dormir agradeço sempre mais do que peço a ele. Esta é minha verdadeira fé ,esta é minha religião.Se a maioria das pessoas usassem o coração como objeto de Fé, o mundo com certeza estaria bem melhor, e todas as religiões se encaminharia para uma só saída: O AMOR.

  7. sandra regina disse:

    gostaria de receber mais informações

  8. SILVIO NOGUEIRA DA SILVA disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se é “CERTO e/ou ERRADO” receber doces de amigos. Não tenho religião formada. Creio muito em DEUS.

  9. daniela disse:

    EU CONCORDO PLENAMENTE, QUE NAO DEVEMOS ADORAR IMAGENS, DEVEMOS SER TEMENTE A JESUS CRISTO SIM, MAS EU NAO SO COMERIA OS DOCES COMO TB OS DISTRIBUO, E NAO VEJO MAU ALGUM NISSO , JA QUE OS GEMEOS ERAM TEMENTE A DEUS,FAZIAM BEM AS PESSOAS, O QUE HA DE MAU ACREDITAR-MOS E PODER AJUDAR E ADOÇAR A VIDA DESSAS CRIANÇAS.

  10. a Biblia diz:o povo se perde por falta de conhecimento
    e diz mais Ele (Deus) só revela seus mistérios pra quem é espiritual
    vcs precisam ter um verddeiro encontro com Jesus Cristo
    as coisa de Deus é loucura
    e só vão entender aqueles q buscarem somente a Ele(o meu Deus)
    nunca vão entender
    enquantonão reconhecerem q precisam servir ha um só Senhor
    aí acreditam em tantas tolices lançadas por satanás
    o capeta tapa a mente os olhos e o coração
    mais Deus pode te libertar dessa cegueira

  11. Leia a Bíblia pedindo pra q o Espirito Santo esclareça oq Deus requer de vc,q só Deus merece toda honra glória louvor adoração devoçaõ
    dedicação,reverência,veneração.
    Não deixe satanás te enganar com idolatria,tudo q toma o lugar de Deus é idolatria
    só quem opera tudo e em todos é o Senhor dos exércitos,não fique com ráiva e nem apague o q escrevi
    vá orar a Deus q Ele te responderá.seja alcançado por Jesus Cristo

  12. JULIANA LIMA disse:

    A paz de Senhor a tds,
    queridos irmãos em Cristo,após ter pesquisado,buscado fontes teológicas seguras e fieis,tenho visto q mts pessoas do povo de Deus,estão se perdendo em meio a sua pr´pria interpratação da Sagrada Escritura. Concordo,q louvor e adoração sejam dados somente ao Senhor nosso Deus. Mas,qd se trata da derivação da palavra idolatra(mts estão julgando de forma de turbada,exagerado em sua conclusões precipitada). Bom, a pessoas q ofertavam doces a Gomes e Damião,em sua grande maioria são pessoas de grupos ou entidades(chamadas religião afro),mas que rece o doce ñ faz parte,ñ comunga disso,afinal Deus sabe de tds as coisas e conhece nossos corações. Jesus disse:”O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca.” (MT 15)
    Deus abenço a tds!

  13. Marinete Penha disse:

    Olá Debora
    achei a história de Cosme e Damião muito interessante. Vamos fazer uma programação na igreja e contar essa história para as crianças.
    Conhecendo, terão oportunidade de pensar e decidir, mesmo na fase adulta o que fazer, a quem seguir, a quem adorar.
    Nós temos o livre arbítrio dado por Deus para fazer o que quisermos e todo ato vamos responder, no futuro.
    Deus abençoe seu ministério e todas as pessoas que utilizam esse espaço para a troca de idéias, que devem ser respitadas mesmo que nós não concordemos.
    Um abraço

  14. fabiana disse:

    a paz do senhor,
    é com imensa tristeza q venho escrever esse comentário,pois ao invés de esclarecermos as dúvidas das crianças quanto a prática de pegar doces ou não,estamos fazendo, desse conteudo uma mesa d e debates! esse artigo não foi feito para ofender ninguém, mais sim pra falar de uma coisa muito importante sobre essa data e fiquei muito feliz, por achar um blog q fale do assunto,pois procuro tirar as dúvidas das crianças de nossa igreja sobre isso, não estou aqui para julgar nem recriminar ninguém mais a bíblia diz q conhecereis a verdade e la vos libertará, e também diz q o povo erra por falta de conhecimento,portanto irmãos vamos ler a bíblia e esclarecer q só Jesus cristo é o caminho a verdade ea vida ninguém vem ao pai se não for por Jesus! deixo para vs êxodo cap 20.1 ao 12.

  15. Deise Torres Da Silva Mangia disse:

    Bom Dia!!!! Gostaria de parabeniza-los pelo otimo trabalho de vcs ja faço uso do material de vcs a tempos na minha igreja. Gostaria de pedeir a ajuda de vcs em relação ao dia 27 de setembro. Estou precisando de ideias rapidas e criativas… Bjs e Deus abençoe o trabalho.

  16. FRANCISCO disse:

    ACHO Q ALGUMAS PESSOAS AQUI NÃO ENTENDERAM A MENSAGEM
    APARTIR DO MOMENTO Q EU DOU DOCE NO DIA 27…ESTOU RELACIONANADO O SANTO COSME DAMIÃO……SE EU QUERO FAZER ISSO..Q FAÇA EM QUAÇLQUER DIA DO ANO…..SEM PROBLEMA…MAIS PORQUE JUSTO NO DIA Q SE DIZEM DE COSME….AS CRIANÇAS ESTÃO O ANO TODO PERTO DA GENTE..FALA ISSO SEM SER PRA COSME….A BÍBLIA É CLAA…NÃO TERÁS OUTROS DEUSES..SIMPLES…

  17. Sandra santos disse:

    Meu aniversário é no dia 27 de setembro e gosto muito decomemorar presenteando as crianças com doces, não posso dar muito , mas o pouco que dou me faz muito bem. Gosto de saber que meu aniversário é festejado no dia de Cosme e Damão pois gosto muito da historia deles pois eram temente a Deus e pregavam a sua palavra, trabalhavam sem pedir nada em troca e isso para mim e o que falta hoje em dia ,amor ao proximo ajudar aos que nessecitam com palavras, compreenção.amor, esclarecimento biblico emfim passar a diante o amor di Deus.

    Fiquem com DEUS
    Sandra Santos

  18. kassia disse:

    Na boa! Qual o problema em distribuir os doces? são só doces.
    O dia 27 de setembro já faz parte da tradição de muitos lugares, fez parte da minha infância, correr atras de doces e me divertir de forma inocente com outras crianças. E hoje eu continuo a tradição. Não sou católica nem espirita, pelo contrário, frequento a igreja evangélica. Não distribuo os doces por motivos religiosos e sim por causa da diversão, quero que as crianças de hoje também se divirtam como eu me diverti no passado.
    As crianças de hoje estão perdendo a inocência e crescendo muito rápido com tanta sexualização de tudo, porque não lembrá-las que são crianças de vez em quando? Eu acho que a alegria da distribuição dos doces no dia de cosme e damião, resgata um pouco essa inocência infantil.
    obrigada.

  19. O Deus verdadeiro, criador de todas as coisas nos ensina a seguir no caminho reto da verdade, para não irmos nem para a direita e nem para esquerda. Isso significa que não devemos aceitar nada que não condiz com os ensinamento de Deus e para sabermos dicernir bem as coisas devemos ler a bíblia dioturnamente.

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree