Feed
Posts

25 de dezembro – Natal

natal

A celebração do Natal começou com um antigo festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de um ano para outro, o Zagmuk.

Um ritual semelhante era realizado pelos persas e babilônios. Chamado de Sacae.

Mais tarde, através da Grécia, o costume alcançou os romanos, sendo absorvido pelo festival chamado Saturnalia. A festa começava no dia 17 de dezembro e ia até o 1º de janeiro, comemorando o solstício do inverno.

Apenas após a cristianização do Império Romano, o 25 de dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo. Conta a Bíblia que um anjo, ao visitar Maria, disse que ela daria a luz ao filho de Deus e que seu nome seria Jesus. Quando Maria estava prestes a ter o bebê, o casal viajou de Nazaré, onde viviam, para Belém a fim de realizar um alistamento solicitado pelo imperador, chegando na cidade na noite de Natal. Como não encontraram nenhum lugar com vagas para passar a noite, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura.

Pastores que estavam com seus rebanhos próximo ao local foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso, voltando depois para seus reinos e espalhando a notícia de que havia nascido o fiho de Deus.

A maior parte dos historiadores afirma que o primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebrado no ano 336 d.C.. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus.

Porém, Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Quando Jesus nasceu, “… havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.” (Lucas 2:8)

Isto nunca poderia ter acontecido na Judéia no mês de dezembro. Os pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e colocavam-nos no curral no mais tardar até o dia 15 de outubro, para protegê-los do frio e da estação chuvosa que se seguia.

Veja que a própria Bíblia fornece provas, em Cantares de Salomão 2:11 e am Esdras 10:9-13, de que o inverno era uma estação chuvosa, não permitindo aos pastores permanecerem ao ar livre nos campos durante a moite.

A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida conforme todas autoridades no assunto afirmam, muito embora alguns estudiosos apontam passagens nas escrituras que, fortemente indicam que foi no começo do outono – provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa

Comentário para “25 de dezembro – Natal”

  1. Dulsilene da Silva Rapozo disse:

    Olá,
    Sou membro da Pib em Figueira, Duque de Caxias, RJ. Estamos planejando um culto de natal dirigido pelas crianças e a líder dos Amiguinhos na nossa igreja disse ter visto numa das revistas Sorriso uma peça sobre natal, mas ela não lembra em qual. É uma dramatização que destaca que o Natal é Jesus e pra isso apresenta alguns personagens como o panetone e o papai noel, que são colocados pelo mundo como mais importantes nas festas de fim de ano. Não sei mais detalhes sobre a peça, mas se puderem nos ajudar informando o número da revista, tentaremos comprar.
    Sem mais, agradeço desde já pela atenção e aguardo o retorno de vocês. Deus abençoe.

Deixe uma mensagem

Spam Protection by WP-SpamFree